logo método Jornada RPA

O que é RPA (Robotic Process Automation)?

Automação Robótica de Processos
foto: Alex DiogoPor Alex Diogo -

Se você fizer uma pesquisa rápida na internet, vai ter uma inundação de resultados tentando te explicar o que é RPA.

Então eu quero primeiro desmistificar isso. Por que? Porque há duas expressões que, nesse termo "RPA", não deixam claro o que de fato é Automação Robótica de Processos.

A primeira expressão é: AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS (PROCESS AUTOMATION)

Porque isso nos remete a um desenvolvimento, e é de fato.

Mas não significa, com as ferramentas que temos disponíveis hoje em dia, que você tenha que ser desenvolvedor de códigos para desenvolver um robô RPA.
E não compreender isso, faz muitos profissionais desistirem, antes mesmo de tentar aprender essa tecnologia.

E a segunda expressão é: ROBÓTICO (ROBOTIC)

Porque toda vez que ouvimos esse termo, lembramos dos robôs cinematográficos, dos humanoides, ou de robôs como o Walle.
 
E quando pensamos em robôs assim, achamos que é um recurso que está restrito a profissionais de tecnologia, que tenham um conhecimento avançado em robotização.

Mas também não é nada disso.

Afinal de contas, o que é RPA?

RPA, nada mais é, do que um programa de computador, que permite que você defina os passos que esse programa deve realizar no computador, imitando as ações que você realiza quando está usando um ou mais sistemas no seu computador.

E para nos ajudar a compreender melhor, observe a figura abaixo, onde nós temos um processo, que deve ser realizado manualmente por um ser humano. 

tarefa manual para automação de processo robótico

Como você pode observar, uma pessoa qualquer, deverá, a cada 30 minutos, verificar em sua caixa de correio (email), se chegaram emails com o título "Documento de identidade" e, caso tenha chegado, deverá abrir esse email, fazer o download do anexo.

Depois deverá abrir esse documento e extrair as informações de identificação e guardar essas informações em outro sistema de cadastro de identidades da empresa.

Isso pensando em um "caminho feliz", onde o anexo é de fato um documento de identidade digitalizado, e que esteja legível.

Mas quando pensamos em todas as dificuldades que podem ocorrer nesse processo, onde o remetente se esqueceu de anexar o documento de identidade, ou enviou um documento que não é do tipo correto de imagem (.png, .bmp ou .jpg), o que vai obrigar o funcionário a enviar um email de retorno informando que o documento não foi anexado ou que o o arquivo enviado não pode ser utilizado. E ainda outros mais diversos problemas que podem ocorrer.

Podemos assim imaginar que um humano gastaria muito tempo para realizar esse processo para cada email que ele recebesse e ainda com um problema mais grave ainda. Como esse documento é uma imagem, não tem como o funcionário usar o Control-C/Control-V para copiar os dados do documento e colar no sistema final. Ele terá que ler cada uma das informações do documento e escrever (digitar) no sistema de destino. 

Essa complicação, somada ao cansaço e ao tédio de uma tarefa repetitiva, pode fazer com que os mais diversos erros sejam cometidos.

Ao passo que um Robô de Automação de Processos pode fazer essa mesma tarefa em alguns poucos segundos, milhares de vezes repetidas, sem se cansar e sem cometer erros.

E quais são os benefícios da automação de processos robóticos?

Existe na verdade uma infinidade de vantagens competitivas para a empresa na adoção de RPA (Automação Robótica de Processos).

Vou listar algumas das principais só para te dar uma ideia do poder dessa tecnologia.

Redução dos custos operacionais para a empresa

O calcanhar de Aquiles para a maioria das empresas é conseguir diminuir os custos operacionais sem que isso resulte em perda de qualidade. Porém, com o RPA (Automação Robótica de Processos), essa capacidade se torna real, porque na verdade à medida em que os processos são
automatizados, eles passam a estar livres de erros humanos. Erros que nós cometemos como realizamos tarefas tediosas e repetitivas, porque nos cansamos rapidamente e também nos distraímos com facilidade.

Já um robô (RPA) é capaz de realizar a mesma tarefa o dia inteiro, milhares de vezes e da mesma maneira para a qual ele foi desenvolvido.

Aumento da produtividade do colaborador

Além do benefício listado anteriormente, a empresa tem mais uma vantagem competitiva especial. Esse colaborador, que antes precisava gastar diversas horas do seu dia, fazendo uma tarefa que não exigia quase nada da sua capacidade intelectual, poderá agora se dedicar a trabalhos que tragam melhores resultados para a empresa. Poderá usar seu tempo em processos que sejam estratégicos para a empresa e que utilizem seu cérebro e não apenas os seus
braços.

Diminuição do tempo de execução da tarefa

Outro ponto em que não há margem para discussão está relacionado ao tempo de execução de tarefas como a que eu te mostrei acima.

Se imaginarmos que uma pessoa precisa, a cada 30 minutos, verificar a sua caixa de correio, e que pra cada email recebido ela gaste 10 minutos para fazer todo esse processo, significa que se chegarem uns 50 emails desses por dia, ela já não terá a capacidade de tratar de todos eles.

E quanto mais e-mails chegarem, menos capacidade ela terá de tratar de todos eles e as chances de cometer erros se tornam ainda maiores.

Quando pensamos em uma automação robótica de processos (RPA), teremos um robô que fará o tratamento de cada email em questão de segundos.

Eliminação de erros humanos

E como eu disse no benefício anterior, em tarefas repetitivas como essa, a taxa de erros é quase nula, porque até mesmo as
exceções que ocorrerem podem ser configuradas para que o robô saiba como agir em cada uma das situações de excessão.

Eu poderia citar aqui mais algumas dezenas de benefícios, mas acredito que você já entendeu o poder do RPA, o poder da Automação Robótica de Processos e já entendeu também que existe uma grande oportunidade nesse mercado de automação de processos robóticos, principalmente porque hoje existem diversas ferramentas de RPA que tornam a tarefa de automação mais simples a cada dia.

AUTOR 

foto: Alex Diogo

  Alex Diogo,
Um instrutor que atua na formação de profissionais de Automação de Processos Robóticos (RPA).

 Deixe seu comentário abaixo sobre esse conteúdo

Outros materiais...

Desafios Digitais ® - CNPJ: 36.614.886/0001-00